Guia para a compra de imóvel em Portugal como estrangeiro

Encontre a sua casa em Portugal

Bem vindo a Portugal

Portugal ocupa a faixa ocidental da península ibérica e, em muitos aspectos, é semelhante ao seu vizinho maior, a Espanha; o clima varia do norte nebuloso ao sul solarengo, a sua cultura inclui uma grande influência mourisca e o seu povo fala uma língua que deriva, como o espanhol, do latim.

Muitos compradores de imóveis estão mais interessados no litoral - desde a costa de prata a norte de Lisboa, até ao popular Algarve. Embora o Algarve tenha atravessado um grande desenvolvimento com uma série de resorts exclusivos, campos de golfe e grandes hotéis, outras áreas do litoral estão menos exploradas e, em alguns casos, ainda bastante selvagens. No interior, Portugal tem algumas paisagens maravilhosas, incluindo as colinas escarpadas e a região vinícola do norte, e as colinas mais suaves no sul, repletas de olivais e figueiras.

Portugal também inclui dois arquipélagos, a Madeira e os Açores, com micro climas próprios e mercados imobiliários bastante distintos.

Que área de Portugal escolheria para comprar um imóvel?

As diferentes nacionalidades, tendem a ter preferências ligeiramente diferentes quando se trata de imóveis. Muitos britânicos compram no Algarve, embora haja uma crescente minoria a comprar imóveis rústicos. Os franceses e brasileiros tendem a preferir o Porto, enquanto os compradores alemães, estão bem representados em Faro e Lisboa.

Os compradores chineses têm estado particularmente interessados nas oportunidades proporcionadas pelos "Vistos Dourados", nas quais Portugal disponibiliza acesso à UE; Portugal é o quinto maior destino dos compradores chineses de imóveis. Com 80% dos compradores ao abrigo deste programa, eles normalmente compram apartamentos administrados por terceiros em Lisboa, unicamente como forma de investimento. Os compradores russos, por outro lado, tendem a olhar para Cascais e Estoril.

Muitas pessoas da geração dos "millennials" também estão a mudar-se para Lisboa, que tem um ambiente de startups vibrante.

Seja o primeiro a conhecer o processo de compra em Portugal

O dicas dos locais, e saiba quais são os potenciais obstáculos que poderá enfrentar.