O mercado imobiliário em Toulouse

Porquê Toulouse?

Com 450 mil habitantes, Toulouse é a quarta maior cidade de França e a capital da região dos Sul-Pirinéus. A “cidade rosa” deve a sua alcunha aos belos tijolos de terracota rosados, usados nas casas antigas no centro da cidade, embora o crescimento considerável da cidade tenha criado novas e modernas áreas residenciais.

Toulouse é um polo tecnológico e industrial; A Airbus permanece na vanguarda de um substancial sector de aviação, mas a informática e biotecnologias também têm um papel de destaque. Toulouse também possui o terceiro maior pólo universitário a seguir a Paris e Lyon. Relativamente a transportes, a cidade beneficia do quarto maior aeroporto regional de França, de ligações ferroviárias com Paris (atualmente em 5-6 horas, mas a chegada do TGV deve reduzir o tempo de viagem para três horas) e acesso directo à rede de auto-estradas.

Toulouse é uma das três cidades onde os preços mais aumentaram nas últimas duas décadas - no entanto, com preços médios bem mais económicos que Bordéus e Lyon, cidades de referência no mercado imobiliário.

Faça o download da versão portuguesa do Guia gratuito sobre como comprar uma propriedade

Tudo o que você precisa de saber sobre como comprar uma casa em França com um estatuto de não residente.

Onde comprar em Toulouse?

Há uma diferença significativa de preços entre o centro e as zonas das classes trabalhadoras. Os preços dos imóveis das áreas de Capitole e Saint-Étienne podem ultrapassar os 4 mil euros por metro quadrado, em comparação com o preço médio de apenas 2.510 euros na cidade. Nas áreas de Busca e Carmes, podemos encontrar sobretudo apartamentos antigos; as oportunidades de apartamentos novos são raras. Os apartamentos pequenos são vendidos a um preço por metro quadrado muito superior ao dos mais maiores e não são vendidos tão facilmente; portanto, se tencionar comprar no centro da cidade, evite os estúdios e os apartamentos de um quarto.

As áreas de Saint-Georges e Les Chalets também são muito procuradas. As áreas de Saint-Cyprien e Saint Michel são ecléticas e lá podem ser encontradas notáveis galerias de arte e o antigo matadouro (Les Abattoirs), que é agora um museu de arte moderna e contemporânea, bem como uma combinação de edifícios recentes e antigos e lojas. É aqui que muitos jovens casais e famílias compram e também é uma zona muito popular entre os estudantes; podemos encontrar muitos apartamentos T1 e T2, tanto em imóveis antigos como modernos.

Para as famílias, as áreas residenciais de classe média são as mais atrativas; em Côte Pavée e Guilhmery é possível encontrar moradias, assim como pequenos edifícios com apartamentos T2 e T3. No exterior da estrada circular os preços baixam; acessível de metro, Ramonville e Ranguell contam com a universidade e várias escolas de engenharia, enquanto o hospital situa-se no centro das áreas de Blagnac e Purpan, servidas pelo eléctrico. Lardenne é outra zona familiar com uma mistura de casas senhoriais e residenciais familiares num típico ambiente de vila. Blagnac, Colombiers e Tournefeuille são as áreas mais atrativas devido à possibilidade de uma terceira linha de metro - mas atenção que a rota ainda não foi decidida definitivamente, por isso tenha cuidado para evitar surpresas desagradáveis.

Também é necessário salientar que Croix-Darade está em fase de desenvolvimento, uma mudança que irá alterar profundamente o seu carácter; os promotores imobiliários compraram as pequenas casas na área para construir prédios e onde o valor do terreno excede muitas vezes o preço da casa!

Como comprar - os termos e condições

Para imóveis novos, não pode perder a Feira de Imobiliário (Salon de L’Immobilier) em meados de Março. Lá poderá encontrar promotores, empreiteiros e agentes imobiliários. Toulouse beneficia de um mercado imobiliário bastante activo; por exemplo, o promotor de Montpellier grupo Haussmann estabeleceu-se na cidade.

É muito difícil encontrar uma casa antiga no centro. Pondere recorrer à ajuda de um membro da Agência SIA 31, que lhe dará acesso ao portfólio de todas as agências associadas.