Melhores cidades em Portugal para férias e viver

Portugal tem muitas vantagens, quer esteja à procura de uma casa de férias ou no processo de mudança para cá; o custo de vida é baixo, o estilo de vida é relaxado, a comida e o vinho são bons e o tempo é excelente, sobretudo no sul do país. Para além disso, os preços dos imóveis continuam relativamente baixos - sobretudo no interior - quando comparados com outros atrativos destinos europeus.

Mas as diferentes cidades de Portugal, têm ambientes, mercados imobiliários e atrações muito diferentes. Se a sua ideia de diversão é uma noite na ópera, provavelmente não irá escolher a mesma cidade, de alguém que passa grande parte do seu tempo na praia. Aqui fica a nossa seleção dos melhores locais para viver em Portugal e como são tão diferentes.

Porto - A segunda cidade de Portugal: vinho do porto, encostas, arte - e praias!

O Porto é a capital do Norte, uma cidade cujo comércio de vinho do porto, a tornou rica no século XIX e com um sentimento cosmopolita que ainda se mantém. É a segunda maior cidade de Portugal, mas em termos económicos está muito acima do seu tamanho - muitas empresas portuguesas têm aqui as suas sedes; tem um estilo de vida de uma cidade grande, mas também preserva a intimidade de uma cidade mais pequena.

As paisagens da cidade do Porto são fantásticas, enquadrada nas margens do Rio Douro; ruas empedradas, armazéns antigos e casas de mercadores e arquitectura art nouveau, estão todas misturadas nas suas íngremes encostas. A temperatura sobe normalmente acima dos 30 graus no Verão, mas o Inverno pode ser chuvoso, apesar de ameno. E a costa fica a apenas uma curta deslocação na Foz do Douro.

O Porto é muito popular entre os turistas, tem bares cheios de estilo e uma rica vida cultural. Para viver no centro do Porto, conte pagar cerca de 2.400 euros por metro quadrado - muito abaixo do atual preço para Lisboa.

Todas as propriedades em Porto

Bonfim

O Bonfim é uma das áreas mais atrativas do Porto para os compradores que não pretendem ficar no meio do centro histórico. Situada a este da cidade, é uma área residencial com muitos espaços verdes e dois grandes parques, e muitos cafés e restaurantes de qualidade, que tanto atraem estudantes como famílias.

Todas as propriedades em Bonfim

Cedofeita

No norte da cidade do Porto, situa-se a zona emergente de Cedofeita. É uma área artística, com uma arte de rua peculiar e várias galerias, e tem um excelente ambiente nos cafés. Apesar de estar muito próxima do centro, tende a ser uma zona mais tranquila, por isso é indicada para famílias que querem uma casa, para poderem beneficiar da vida cultural da cidade mas sem estar no meio da agitação.

Todas as propriedades em Cedofeita

Gondomar (São Cosme)

Gondomar fica a este do Porto, na margem direita do Douro, mas tem um ambiente muito mais rural do que a cidade vizinha. Nos séculos XVIII e XIX, muitos dos mercadores mais abastados do Porto, ali construíram grandes casas como refúgio da cidade e, ainda hoje, esta é uma área de jardins exuberantes e espaços verdes. Gondomar até tem praias fluviais, assim como acesso a zonas rurais e florestas, no entanto, fica a apenas 25 minutos de autocarro do Porto.

Enquanto os britânicos se dirigem muita vezes para Sul, a área circundante do Porto e as cidades mais pacatas de Braga e Guimarães, são muito populares entre os franceses.

Todas as propriedades em Gondomar

Seja o primeiro a conhecer o processo de compra em Portugal

O dicas dos locais, e saiba quais são os potenciais obstáculos que poderá enfrentar.

Viseu, no coração do comércio de vinho

Viseu continua a receber distinções como melhor zona para viver em Portugal. Fica no interior, no centro da crescente região vitivinícola do Dão, com verões quentes, mas ocasionalmente invernos bastante chuvosos. O centro histórico é atrativo, mas esta não é uma cidade fantasma - a cidade está em expansão com a universidade e muita atividade comercial. Parques e jardins - e uma pista de gelo! - fazem dela um excelente sítio para viver, e fica a uma curta viagem de carro de serras e montanhas, se lhe apetecer dar umas caminhadas.

Os preços para os apartamentos no centro da cidade começam nos 1.200 euros por metro quadrado e são significativamente mais baixos nos subúrbios. Os imóveis rurais para restauro podem ser encontrados a preços tão económicos como 20 mil euros, apesar de uma vivenda em boas condições, ficar por 100 mil euros ou mais.

Até agora olhamos para o norte do país, mas os admiradores de sol e aqueles que fogem aos invernos mais rigorosos, preferem ir mais para sul.

Todas as propriedades em Viseu

O recreio de Portugal na costa do Estoril

Ao dirigir-se para oeste vindo de Lisboa, irá encontrar a costa do Estoril, onde o rio Tejo desagua no mar. Cascais é um local afamado com uma população de 200 mil habitantes, a cerca de 40 minutos de Lisboa (com uma boa ligação ferroviária); ao contrário de muitas cidades costeiras, esta é uma área com animação o ano inteiro. Tem uma comunidade considerável de expatriados estrangeiros, incluindo sul-americanos e asiáticos, assim como outras nacionalidades europeias, que beneficiam de escolas internacionais nas redondezas, bem como da proximidade da capital.

O centro histórico de Cascais é atrativo; era um histórico porto piscatório, mas foi adoptado pela nobreza portuguesa como refúgio no século XIX, adicionando características de estilo clássico ao núcleo mais antigo. É informal mas, ao mesmo tempo, com estilo - como demonstram os preços dos imóveis; as casas aqui vendem-se por cerca de 3 a 4 mil euros por metro quadrado.

Todas as propriedades em Cascais

Estoril

O Estoril é praticamente a cidade gémea de Cascais, a apenas 2 Km - pode caminhar para lá ao longo da praia. Não é tão antiga como Cascais, por isso, se o carácter antigo português for importante para si, Cascais é uma melhor opção. Por outro lado, tem uma vida noturna bastante animada, incluindo um grande casino, que aparentemente serviu de inspiração para o primeiro romance de James Bond.

Se se dirigir mais para sul, para o Algarve, encontrará o Portugal do sol, mar e areia. Mas há mais no Algarve do que isso - no interior, as colinas onduladas escondem pomares de limões e laranjas.

Todas as propriedades em Estoril

Algarve - para além dos resorts

Faro

Faro conta com um aeroporto internacional, fazendo desta cidade uma das melhores formas de acesso à região, mas também possui uma cidade universitária com um bairro medieval, um ambiente animado de bares e discotecas e um estilo descontraído. Ao contrário do resto do Algarve, não é um destino muito turístico - talvez porque a cidade não fica na costa, embora tenha por perto, algumas praias encantadoras (e menos frequentadas).

Os apartamentos em Faro vendem-se por 2.400 euros por metro quadrado, mas mais para o interior podem ser encontradas muitas pechinchas.

Faro tem animação durante o ano todo, mas outras áreas do Algarve podem ser demasiado tranquilas no inverno. Isso torna-as menos atrativas para aqueles que procuram uma casa para viver o ano todo e também significa que é muito difícil encontrar trabalho ( a não ser que seja um nómada digital ou fale português fluentemente). Também são áreas fortemente dominadas pelos britânicos (com a excepção de Faro, popular entre os alemães também) - o que é bom se não fala português, mas nem tanto se o seu objectivo é integrar-se no estilo de vida português.

Todas as propriedades em Faro

Albufeira e Olhos de Água

Albufeira é a cidade turística mais animada, com um bonito centro histórico, vida noturna animada (no verão), campos de golfe e uma agradável marina. É uma cidade com dois lados - o centro histórico para as famílias e a zona nova para a festa rija!

Olhos de Água, que apenas integrou a cidade de Albufeira em 2013, tem um caráter mais tranquilo, uma antiga vila piscatória numa enseada arenosa. As praias e as actividades desportivas são excelentes, mas não há muita vida cultural - e os viajantes frequentes podem ser desencorajados, pelas más ligações de transportes para o aeroporto de Faro.

Todas as propriedades em Albufeira

Portimão

Portimão é muito popular entre os expatriados e é uma zona muito virada para os turistas, onde os restaurantes portugueses ombreiam com os pubs irlandeses. Mas há mais do que isso - há a pesca da sardinha, um centro histórico fascinante, muitos museus e bares e até já ali passou o Rally Dakar.

Todas as propriedades em Portimão

Encontre a sua nova casa nas maiores cidades portuguesas

Lisboa - sempre animada

Tudo isto e ainda não mencionamos a capital, Lisboa. Bonita e animada, turística e dispendiosa - há muito a dizer tanto de positivo como de negativo, mas é sempre vibrante e empolgante. Aqui o inglês é falado frequentemente (algo que não acontece noutros sítios - quase 60% dos portugueses falam inglês), e a cidade recebe mais de 3 mil horas de sol por ano. Os amantes da cultura vão adorar a sua tradição, museus e a Ópera.

Escolher a área certa é crucial, tanto para o preço (que pode ir dos 3.400 euros por metro quadrado, até aos 10 mil euros ou mais) como para o tipo de ambiente. Alfama e Graça são os bairros mais antigos, muitos turísticos mas cheios de caráter; a Avenida da Liberdade e o Chiado contam com apartamentos espaçosos e excelentes comodidades, mas também alguns dos preços mais elevados. O Bairro Alto é popular entre os mais novos e tem uma vida noturna muito animada (não indicada para aqueles que saem à noite às nove!), enquanto o Restelo tem um estilo de vida mais relaxado, mais afastado do centro, mas com imóveis mais caros. As famílias também podem considerar os bairros mais tranquilos de Santos e Lapa.

Para aqueles que pretendem um cómodo acesso à capital, mas sem a agitação e os preços de cidade grande, o Seixal, na margem do rio Tejo oposta a Lisboa, é uma boa alternativa. É uma cidade industrial grande, mas tem estado a rejuvenescer com a construção de um grande centro empresarial e complexos turísticos, incluindo uma nova praia fluvial, com um areal que se estende por dois quilómetros e meio. É uma cidade com uma vida cultural vibrante, incluindo o Festival de Jazz do Seixal e a festa do partido comunista “Avante!” e para aqueles que trabalham na capital, a grande vantagem são os preços mais baixos dos imóveis. Com 300 mil euros, poderá comprar uma vivenda com piscina privada no Seixal - não conseguirá muito com esse valor do outro lado do rio.

Fica a apenas 20 minutos de carro de Lisboa (ou 45 minutos de autocarro), mas a forma mais rápida de atravessar o rio é através do ferry, que sai de meia em meia hora.

Em alternativa, pode deslocar-se um pouco para mais longe de Lisboa e ir para Sintra, com os seus palácios reais, florestas e um microclima húmido. Fica a uma curta viagem de comboio da capital e a uma curta distância a pé da praia, e é um excelente sítio para caminhantes e ciclistas. A desvantagem? Está apinhada de turistas no verão e não há onde estacionar.

Onde quer que decida comprar, irá deparar-se com um sedutor estilo de vida português - desde os extraordinariamente doces pastéis de nata, à paixão nacional pelo futebol. Bem-vindo a Portugal!

Immobili in vendita ad Lisboa