Gestão de imóveis em Portugal: manutenção e arrendamento

Lista de conteúdo

    Escolher o administrador de imóvel certo é fundamental

    Possuir uma casa de férias é um sonho maravilhoso - mas também pode transformar-se num pesadelo. Se não estiver lá com frequência suficiente para aparar o relvado, pagar as contas ou verificar a caldeira, pode ter uma surpresa desagradável à sua espera, na sua próxima visita. Mesmo que o pior não aconteça, pode perder algumas noites de sono - será que a canalização rompeu? As telhas foram arrancadas do telhado? O jardim transformou-se numa selva?

    Uma boa empresa de administração de imóveis, é a resposta para esses problemas. Felizmente, Portugal tem um mercado bastante desenvolvido de administração de imóveis, pelo menos nas principais áreas turísticas - Algarve, Porto, Cascais e Lisboa; como os imóveis rurais estão fora dessas áreas, pode aperceber-se que há menos opções. Muitas empresas falam inglês, o que pode tornar a sua vida muito mais fácil. Em Lisboa e no Porto, grandes polos de atração turística, existem ainda gestores especializados em alugueres de AirBNB, que podem melhorar significativamente o retorno do seu imóvel, comparativamente ao arrendamento de longa duração; Os melhores gestores, ainda disponibilizam descontos e ofertas promocionais para os seus convidados, bem como realizam as tarefas relacionadas com a administração do imóvel.

    Alguns resorts têm as suas próprias equipas de administração; Por exemplo, a Quinta do Lago gere qualquer imóvel no resort. Isso ajuda com o Marketing e garante que o seu imóvel seja mantido de acordo com os mesmos padrões de outras casas na Quinta do Lago. (Uma segunda opinião sobre suas opções relativamente a móveis e decoração é uma das vantagens menos conhecidas de ter um bom administrador de imóvel.)

    Guia para compra de imóveis em Portugal

    Compre a sua nova casa em Portugal como um local, com ajuda. É uma excelente aventura que poderá partilhar connosco e revelar novos lados de Portugal. Não é possível saber tudo, por isso é sempre uma boa ideia pesquisar antes de colocar as mãos na massa.

    Forneça os seus dados de contacto para que possamos enviar o guia

    license to rent out a house

    Precisa de uma licença para arrendar a sua casa

    Para arrendar o seu imóvel a curto prazo, irá precisar de uma licença AL (Alojamento Local) (que corresponde a aproximadamente 10% do arrendamento mensal). Não é extraordinariamente difícil de conseguir, mas o processo pode ser lento e, é claro, todos os formulários de inscrição estão em português. Esta é a primeira coisa que pode pedir a uma empresa de administração de imóveis para fazer por si - qualquer bom gestor deve ser capaz de fazer as coisas andarem para a frente e tratar da sua licença, poupando-lhe esse trabalho.

    Os administradores de imóveis ajudam-no a rentabilizar o imóvel. Alguns têm os seus próprios websites - especialmente gestores baseados em resorts, que podem ter um site a promover vendas e arrendamentos no resort - enquanto outros usam plataformas como o AirBNB ou o Booking.com. A maioria tirará fotografias, escreverá os detalhes e aconselhará um nível de preço de arrendamento competitivo, que diminuirá o número de dias vagos.

    E, claro, eles gerem o imóvel e lidam com tarefas como o correio, as contas e tomam conta dos trabalhos de manutenção. Alguns até oferecem um serviço de portaria, que abrange serviços como o fornecimento de camas extra ou berços, transfers para o aeroporto e muito mais.

    Encontrar uma casa no lado do mar para deixá-lo para alugar

    How much is it to rent out a house through a manager?

    Naturally, this all comes at a cost, and that's fairly high; most property managers in Portugal will charge you 20% of your rent, and you'll need to add 6% VAT to that bill. In fact, you'll only get about half your rent paid over to you, because 25% of rental income also has to be paid over to the government as tax, when it's received. Non-resident owners should be able to reclaim this in their annual tax return; one property manager says its clients get back 80% of everything that's been paid.

    AIPP-logoChoosing a good property manager is vital. If they have NALLE (National Association of Local Lodging Establishments) or AIPP (Association of International Property Professionals) membership, that's a good sign, but you need to interview them, get references, and check their web sites to do your basic due diligence. Ask to be put in touch with happy clients, and remember to check they are up to date on tourism laws and new developments in the area.

    Of course, you could manage your property yourself. Plenty of people do so, mainly those who arrange one longer term let of say three months over the summer, and use the property in the shoulder period themselves. But a property manager takes a great deal of the hassle out of owning a Portuguese holiday home - so balance the cost against what self-management takes out of your time and energy.