Gerir a sua propriedade em Espanha

Se você é o dono

Os estrangeiros que são proprietários de uma casa particular em Espanha que pertence a uma associação de moradores (comunidad de vecinos) não terão dificuldade em gerir a sua propriedade durante o tempo que passarem fora de Espanha.

As associações de moradores em prédios ou moradias contratam os serviços de uma empresa de gestão de propriedades que trata de toda a gestão da associação, incluindo limpeza, manutenção e reparações em zonas comuns. Por este motivo, cada membro tem de pagar uma taxa mensal para despesas da associação.

Se a propriedade for ficar vazia durante um longo período de tempo, é sempre recomendável contratar uma empresa de limpeza para efetuar a manutenção interna. Pode ser também aconselhável contratar um seguro de habitação para cobrir qualquer acidente ou roubo que possa ocorrer.

Faça o download da versão portuguesa do Guia gratuito sobre como comprar uma propriedade

Tudo o que você precisa de saber sobre como comprar uma casa em espanha com um estatuto de não residente.

Caso a propriedade não faça parte de uma associação de moradores, ou for usada para uso privado, mas se a finalidade for o arrendamento, a melhor opção seria contratar os serviços de um gestor de propriedades ou de uma agência imobiliária.

Ambos irão tratar da propriedade: relativamente à limpeza e à manutenção necessárias, bem como da procura de novos inquilinos, gerindo toda a burocracia necessária relativa aos contratos de arrendamento e cobrança do mesmo enquanto o proprietário estiver ausente. A comissão cobrada pelos gestores de propriedade para estes serviços é geralmente de cerca de 5 a 10% do valor do arrendamento.

Casas para venda em Espanha