Encontrar uma agência imobiliária em Espanha

Dicas para selecionar uma agência imobiliária em Espanha

Encontrar uma agência imobiliária em Espanha é relativamente simples. Em 2016, o setor espanhol que contou com consultores e agências imobiliárias cresceu 18%, tendo registado 46 mil empresas que realizam atividades imobiliárias em nome de terceiros em janeiro desse ano.

  1. Embora a atividade imobiliária seja atualmente uma profissão desregulada em Espanha, é aconselhável trabalhar apenas com agências imobiliárias ou agentes registados com Licença de Mediação Imobiliária (no Colegio Oficial de Agentes de la Propiedad Inmobiliaria). Estas agências tendem a possuir instalações comerciais nas principais ruas, sites de negócios pessoais, para além de incluírem o seu logotipo em cartazes nas propriedades que têm para venda e nos sites do setor imobiliário nos quais publicitam.

  2. O primeiro contato com uma agência imobiliária deve ser presencial, se possível, uma vez que o agente designado vai usar a primeira entrevista para avaliar o comprador e criar um perfil de comprador recolhendo todos os fatos que considere necessários para perceber claramente as necessidades do comprador na sua futura habitação.

  3. Vale a pena ressaltar que não é necessário recorrer a uma agência imobiliária para comprar ou vender uma casa em Espanha. A transação pode ser feita diretamente entre o comprador e o vendedor, executando ambas as partes os procedimentos relevantes entre eles. No entanto, através de uma agência, o comprador estrangeiro não terá que se incomodar com praticamente nenhum dos procedimentos burocráticos.

  1. As agências que mostram as suas propriedades no Properstar.pt estão habituadas a trabalhar com compradores de propriedades internacionais e podem aconselhar relativamente a cada etapa da compra da propriedade. Além disso, alguns deles têm advogados na equipa que o podem orientar durante todo o processo.

Infelizmente, as agências imobiliárias locais, aquelas que não se encontram localizadas nas grandes cidades ou em áreas costeiras com grande quantidade de procura por parte de estrangeiros, como a presença britânica na Andaluzia e em Valência, não estão habituados a falar em outros idiomas para além do espanhol e também não são especializadas no aconselhamento de estrangeiros. As agências imobiliárias internacionais que publicam as suas listas na Properstar.pt tendem a funcionar em todo o mundo com know-how que pode ser mais benéfico para os compradores estrangeiros.

Faça o download da versão portuguesa do Guia gratuito sobre como comprar uma propriedade

Tudo o que você precisa de saber sobre como comprar uma casa em espanha com um estatuto de não residente.

Porque é que necessita de um agente imobiliário

Um agente imobiliário é responsável por:

  1. Verificar os termos do contrato de compra e venda privado.

  2. Concluir os procedimentos para a obtenção de um NIE.

  3. Tratar da assinatura da escritura pública com o notário.

  4. Transferir os demais procedimentos burocráticos para os seus próprios advogados ou administradores credíveis.

  5. Ppossuir qualquer documento que o comprador necessitar fornecer traduzido para espanhol.

Relembre-se que os estrangeiros representam cerca de 20% do mercado imobiliário total, pelo que, nos próximos anos, as agências imobiliárias devem adaptar-se cada vez mais aos compradores estrangeiros, em termos de pacotes de serviços especializados ajustados às suas necessidades.

Casas para venda em Espanha