Como comprar uma propriedade em Espanha como um estrangeiro

Recomendações para comprar uma casa em Espanha

Atualmente, Espanha é um dos países que coloca o menor número de obstáculos aos compradores estrangeiros que procuram adquirir uma casa. Apenas é necessário cumprir a seguinte série de requisitos:

1. Ter um NIE.

Um NIE é um Número de Identificação de Estrangeiro (Número de Identificación de Extranjeros) concedido pelo Ministério do Interior (Ministerio del Interior). Este documento pode ser obtido pessoalmente, por intermédio de um representante em Espanha, ou através das embaixadas e consulados espanhóis no país do candidato.

2. É altamente recomendável ter uma conta bancária espanhola.

Embora não seja obrigatório por lei, é altamente recomendável que o comprador estrangeiro possua uma conta bancária espanhola por várias razões. Primeiro, para poder pagar os impostos e outras taxas associadas à habitação, assim como as faturas dos serviços públicos (água, eletricidade, gás). Segundo, para poder solicitar uma hipoteca através de um banco espanhol. Terceiro, caso o financiamento não seja necessário, para poder realizar a transferência da quantia necessária para a aquisição do imóvel do país de origem para Espanha.

3. A taxa máxima da hipoteca não deve exceder 40% do seu rendimento.

Deste modo, se tem quaisquer dívidas bancárias, deve pagá-la, por favor, tenha isso em mente.

4. Use os serviços profissionais de um agente imobiliário.

As agências que mostram as suas propriedades no Properstar.pt estão habituadas a trabalhar com compradores de propriedades internacionais e podem aconselhar relativamente a cada etapa da compra da propriedade. Além disso, alguns deles têm advogados na equipa que o podem orientar durante todo o processo.

5. Deve saber o que pretende.

Quando comprar uma casa, precisa de perceber o que gostaria de obter no fim. Por favor tire algum tempo e reúna uma lista de requisitos para a sua futura casa (como região, andar(es), jardim, estacionamento, etc.). Isto irá ajudar muito a reduzir as ofertas que não correspondem, mesmo que a imagem pareça atrativa.

Faça o download da versão portuguesa do Guia gratuito sobre como comprar uma propriedade

Tudo o que você precisa de saber sobre como comprar uma casa em espanha com um estatuto de não residente.

Processo passo-a-passo para comprar uma propriedade em Espanha

Apartamentos para venda em Espanha

Recomendações para comprar uma casa em Espanha

A título de interesse, vale a pena mencionar que todos os compradores estrangeiros que adquiram uma habitação no valor de pelo menos 500 mil euros podem obter nacionalidade espanhola. O governo espanhol está a considerar conceder residência aos estrangeiros que comprarem um imóvel de valor superior a 160 mil euros, mas neste momento estas medidas ainda não foram aprovadas.