Como comprar um imóvel em Provença

Por que Provence?

Provença. O nome em si assemelha-se ao som dos grilos nos nossos ouvidos! A Provença é a terra da lavanda, o berço dos grilos e o palco de pores do sol deslumbrantes. No inverno, a Provença mantém o clima mediterrânico e o termómetro raramente baixa dos 10 graus. É a época da moenda das azeitonas, para produzir o azeite, famoso em todo o mundo. No verão, há uma explosão de cores e sabores, por entre os campos de lavanda, é possível, a qualquer hora, desfrutar de uma pasta de azeitonas (tapenade), bons vinhos locais e do sol a aquecer a pele.

Preços dos imóveis em Provença - Alpes - Côte d’Azur:

Estimativa de preços MeilleursAgents (1 de Março de 2018). Estes valores são os preços de venda líquidos.

If you would like to acquire a property in Provence, the first step is to determine what type of property:

  • If you are looking for a spacious house, in jewelled colours, where the nearest neighbour is one kilometre from you, make a date at Lubéron. The authentic charm of the stone houses, often complemented with a swimming pool, and fields surrounding your property. However, the picture postcard has a price and if you choose an upscale village like Gordes, the price per square metre can soar. Favour the less well-known villages like Pernes les Fontaines, Mallemort du Comtat nested at the foot of Mont Ventoux.
  • If you prefer the sea, go to the Côte d’Azur, (yes, it is part of Provence!). Relaxing in the wintertime, but very busy in the summer time, favour the hills like Cagnes sur Mer for the view.
  • Families favour the large towns like Avignon, Marseille or Nice but it is unusual to find large houses. Do not hesitate to look at the suburbs, like St Rémy de Provence, Orange or Digne les Bains.

Faça o download da versão portuguesa do Guia gratuito sobre como comprar uma propriedade

Tudo o que você precisa de saber sobre como comprar uma casa em França com um estatuto de não residente.

O processo de compra

Para um estrangeiro, adquirir um imóvel na Provença pode parecer uma missão impossível. No entanto, muitas das segundas residências nas áreas de Vaucluse e Var pertencem a estrangeiros (sobretudo a britânicos). A lei francesa não faz qualquer distinção relativamente à nacionalidade dos compradores de imóveis. É o princípio da liberdade de investimento, que permite aos estrangeiros investir em imóveis franceses.

Em primeiro lugar, tem de apresentar uma proposta de compra. Isto é, tem de enviar por escrito ao vendedor, uma proposta onde estipula o preço pelo qual gostaria de adquirir o imóvel. Se o vendedor aceitar a sua oferta, terá de esperar sete dias. É a lei. Estes sete dias são um período de reflexão, caso decida mudar de ideias. Após este tempo, não poderá voltar atrás na sua palavra. O mesmo acontece com o vendedor.

Depois, terá sua primeira reunião com um notário. Durante este primeiro encontro o comprador e o vendedor assinam a escritura e terá de pagar os emolumentos notariais, assim como 10% do valor total do imóvel. Quando o contrato é assinado, terá de aguardar pelo menos três meses.

Este período permitir-lhe-á obter um potencial empréstimo bancário, um seguro para o imóvel, bem como potenciais assinaturas do presidente da câmara (muitos imóveis são classificados de interesse municipal, sobretudo nos centros históricos).

Após este processo vem a parte boa, ou seja, o imóvel passa a pertencer-lhe. Bem, é óbvio que ainda terá de pagar a quantia remanescente! A reunião pode ser muito demorada, uma vez que o notário revê a escritura perante as partes envolvidas e o vendedor tem de rubricar cada página do documento.

Bem-vindo à Provença! Ou como se diz localmente Bèn-vengudo!