Encontre a sua casa de sonho na Austrália

A Austrália, também conhecida como “Down Under”, é um país localizado no hemisfério sul e bastante distante do resto do mundo (sem contar com seus vizinhos). Deste modo, uma viagem de Portugal para a Austrália pode não ser fácil. Muitos portugueses vivem bem na Austrália, existindo cerca de 56.000 portugueses a viver permanentemente. A economia está de boa saúde, mesmo após a eclosão da pandemia, isto porque a Austrália manteve-se sob um estrito controle e houve menos casos registrados do que em qualquer outro país. Assim, o produto interno bruto saltou 3,1% no 4T de 2020 em relação ao trimestre anterior, quando subiu 3,4%, de acordo com o Australian Bureau of Statistics. O salário médio na Austrália está acima de 95.000 AUD (cerca de 62.000 euros) por ano, enquanto em Portugal o valor é cerca de 35.000 euros. Portanto, há definitivamente uma vantagem em relação ao rendimento que em média pode obter na Austrália.

Se falarmos de imóveis, o setor imobiliário australiano experimentou incertezas e transformações significativas em 2020. O COVID-19 assistiu à aceleração das tendências, incluindo a escolha dos funcionários por trabalhar em regime de flexibilidade e o aumento da procura por parte do consumidor por e-Commerce. Isto perturbou o mercado e criou uma série de oportunidades para investidores, proprietários e inquilinos.

Como em todo o mundo, a Austrália é alvo de uma forte procura de imóveis devido à pandemia e o desejo de obter mais espaço para viver e trabalhar. Deste modo, espera-se que os preços das casas aumentem durante 2021 e os apartamentos sejam vendidos a preços baixos. De acordo com os dados do CoreLogic, o preço médio das propriedades em Sydney é de 871.000 AUD, de 682.000 AUD em Melbourne, e o preço mínimo é registrado em Darwin no valor de 416.000 AUD. São mais elevados que em Portugal, com 3.375 euros por m2 em Lisboa, por exemplo, mas isso deve-se ao custo de vida, nível salarial e ambiente económico. Se gostaria de investir no mercado imobiliário na Austrália, esta é uma boa aposta. O mais importante é analisar o mercado, conhecer os preços e consultar um profissional.